» Introdução
Este projecto surge com o objectivo de colmatar um problema que existe na recolha de óleo alimentar usado assim como outros tipo de resíduos, a logística de transporte. Este problema surge devido ao seu armazenamento. A maior parte das cidadãos acabam por não reciclar o óleo devido ao problema de o armazenar pois demora algum tempo a juntar uma quantidade significativa, e também porque não há pontos de reciclagem do mesmo, o que leva a que na maioria das vezes este tipo de resíduos sejam deitados foram juntamente com os restantes resíduos domésticos.
» Sumário
Existe um grande potencial na reciclagem de resíduos e consequente na protecção do ambiente. A reutilização de materiais recicláveis já deu provas de que é um investimento rentável beneficiando os investidores e o ambiente. A reciclagem de óleo alimentar usado nas habitações particulares, em unidades de restauração e também na hotelaria são um bom exemplo disso. Devido ao seu elevado potencial de reutilização para a produção de bio-combustível, torna-o num produto atraente para a recolha. Existem várias empresas, associações e até mesmo juntas de freguesias, a efectuar a recolha de óleo alimentar. A maior dificuldade encontra-se na recolha de óleo alimentar usado nas habitações particulares devido à quantidade produzida ser reduzida, tornando inviável a sua recolha pelas empresas especializadas. Também a sua reciclagem pelos consumidores é inviável, não só porque não existem pontos de reciclagem para este tipo de resíduos, mas também porque seria necessário que o consumidor adquirisse um recipiente adequado para armazenar, em sua casa, uma quantidade que justifique a entrega deste resíduo num ponto de reciclagem.
A solução que se propõe neste projecto passa pela utilização de um recipiente inteligente, de baixo custo, que permita optimizar a recolha deste tipo de resíduos. Este recipiente deve actuar autonomamente, transmitindo à empresa de recolha informação que indica que atingiu a sua capacidade limite e está, por isso, em condições de ser recolhido. Isto garante que quando o funcionário da empresa se desloca para recolher um recipiente, numa determinada morada, sabe garantidamente que irá recolher o recipiente cheio. O software desenvolvido para a gestão central recebe a informação proveniente destes recipientes permitindo fazer uma gestão eficaz e o planeamento optimizado de rotas de recolha, o que leva a uma redução de custos.
Esta arquitectura permite assim que o software de gestão central faça automaticamente a monitorização dos recipientes e elabore as rotas de recolha, com a visualização automática dos recipientes no mapa. Este software permite ainda fazer a gestão dos funcionários e dos veículos da empresa de recolha. O software apresenta uma interface inovadora e acessível, tirando partido das mais recentes tecnologias da Microsoft.
O sistema disponibiliza ainda estatísticas que permitem ver a evolução de recolha por Concelho e por Distrito. Permite também, verificar quais os pontos de maior e menor recolha para assim se poder alterar a dimensão do recipiente, para um de maior ou menor capacidade.
O sistema é ainda composto por uma aplicação para recolha, que disponibiliza um sistema de troca de recipiente limpo, ou seja, o recipiente existente é recolhido e é deixado um novo recipiente actualizando os dados do sistema, permitindo assim que a recolha seja mais limpa e mais eficaz. A aplicação dispõe ainda de um sistema de gestão de rota de pontos a recolher podendo integrar-se com uma aplicação de navegação. Este solução é escalável, pode ser utilizada em recipientes de grande capacidade, tais como os utilizados em restaurantes, ou mesmo em recipientes de pequena e média capacidade, destinados ao utilizador doméstico. Esta metodologia pode ser aplicada à recolha de outros tipos de resíduos.

